Veja algumas dicas para manter o cabelo saudável, macio e bonito
Hoje trago um assunto que costuma ser frequente no consultório por conta de diversas dúvidas — principalmente — das mulheres: os cabelos. Será que você está cuidando corretamente dos seus? Acompanhe algumas recomendações — do que fazer e não fazer.
1. Aplicar xampu no comprimento dos fios
As fórmulas dos xampus possuem componentes detergentes que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e, em contato com o produto, podem ficar ainda mais ressecadas.
Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas, assim você retira as impurezas sem agredir o cabelo.
2. Deixar o condicionador chegar ao couro cabeludo
O erro é comum principalmente em quem tem cabelo mais curto, pois ele pode obstruir a raiz dos fios podendo causar uma série de danos como queda e caspa. Como o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, evite usar em excesso. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha.
3. Hidratação capilar
A máscara de hidratação é recomendada, sim! Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua dando mais força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, sendo recomendado uma vez a cada 15 dias.
A máscara apresentava bons resultados nas primeiras aplicações e depois parou de fazer efeito e até deixou seu cabelo pesado? O que acontece é que o seu fio também pode ficar saturado de um certo tipo de nutriente.
O recomendado é alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo firme e forte, mas em excesso pode deixá-lo “endurecido”. Já a segunda, ajuda no brilho e maciez, mas se for usada com muita frequência, pode deixar o fio pesado e opaco.
4. Deixar resíduos de produtos no couro cabeludo e fios
Não retirar integralmente os produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento mas também à sua saúde. Ficar com resíduos de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de “queimar” o cabelo fazendo chapinha — alguns produtos podem ter seu efeito potencializado com a ação do calor. Enxágue bem e, se necessário, use um pente de dentes largos para ajudar no processo.
Fonte:Veja